Yoga Extensão no CFH

Os/as profissionais envolvidos/as no ambiente universitário/acadêmico tem progressivamente apresentado inúmeros sintomas de ansiedade, depressão, incapacidade de lidar com as pressões diárias e infelicidade com sua rotina. Inúmeros trabalhos científicos comprovam que a prática constante e contínua de Yoga traz benefícios à saúde de forma integral, física-mental-emocional-espiritual. O Yoga ensina ferramentas que favorecem o aquietamento da mente e a restauração do corpo, desenvolvendo a capacidade de lidar e persistir em situações adversas de forma equilibrada e flexível. As atividades visam contribuir para a vitalidade, concentração e também minimizar sintomas de inúmeras doenças psicofísicas. Serão ministradas aulas de Yoga, no CFH, para servidores/as, alunos/as e terceirizados/as da UFSC. As aulas serão baseadas em pilares do Yoga, especialmente nos asanas (posturas), pranayamas (exercícios respiratórios) e meditação, seguindo a metodologia do Iyengar Yoga. A prática do Yoga será facilitada pelo uso de props, ou materiais, como cintos, cobertores e cadeiras, para auxiliar a compreensão dos movimentos corporais. Espera-se melhorar a qualidade de vida dos/as participantes, aumentando a sua resiliência às exigências do ambiente universitário e da vida de modo geral.

Dias e horários: Segunda e quarta de 12h15 às 13h15
Local: Espaço de convivência dos/as servidores – Bloco G / CFH

Sobre as inscrições e seleção

A inscrição será de 18/03 (00:00) a 20/03 (23:00) pelo site da PROEX e a seleção por ordem de inscrição:

http://inscricoes.ufsc.br/yoga-no-cfh
ou
http://inscricoes.ufsc.br/activities/3325

Serão oferecidas dez vagas, sendo duas vagas para cada uma das cinco categorias: 1- Técnicos/as (TAEs), 2- docentes, 3- alunos/as de graduação, 4- alunos/as de pós graduação e 5- terceirizados/as.

As vagas serão abertas para toda a UFSC e, no caso de haver uma demanda maior pelas vagas do que a ofertada, será priorizada a comunidade do CFH.

Caso o/a aluno/a tenha mais de duas faltas ao longo do semestre, ele/a poderá ser desligado/a do Projeto se houver lista de espera. A professora irá analisar as justificativas apresentadas por ter faltado.

Professora
Andrea Santarosa Freire, professora do Depto de Ecologia e Zoologia (CCB)

Andrea é uma professora de Yoga certificada internacionalmente e autorizada pelo Instituto de Iyengar Yoga em Pune, Índia, a ministrar aulas de Iyengar Yoga.

Monitoras
Barbara Segal Ramos, professora do Depto de Ecologia e Zoologia (CCB)
Renata Apgaua Britto, TAE do Núcleo de Audiovisual e de Comunicação (NUVEM/CFH)

Andrea, Barbara e Renata são vinculadas ao Centro Iyengar Yoga Florianópolis, primeira escola de Yoga em Florianópolis que, desde 2004, segue os ensinamentos do Mestre Yogacharya BKS Iyengar.